Not Found

The requested URL /jp_sfs1103s.txts/zu/8208.txts was not found on this server.

| Estudo avalia poluição do ar em Santos e Cubatão com auxílio de aplicativo móvel – EcoVozes
AcadêmicosUNIP

| Estudo avalia poluição do ar em Santos e Cubatão com auxílio de aplicativo móvel

AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO DO AR ATRAVÉS DO USO DE APLICATIVO DE CELULAR NAS CIDADES DE SANTOS E CUBATÃO, SÃO PAULO

Autor: Laís Pereira

Tipo: Iniciação Científica

Instituição: Universidade Paulista de Santos – UNIP

Ano de Publicação: 2019

Repositório Institucional: https://www.unip.br/eceeic/2019/Conteudo.aspx?Publicacao=24&Conteudo=566

https://unip.br/eceeic/admin/Anexos/Conteudo/C2019/C8/file_02082019141646972.pdf

RESUMO

[su_expand more_text=”LEIA MAIS” less_text=”Fechar” height=”0″ link_color=”#2a732f” more_icon=”+” less_icon=”-“]

A área de Mobile learning vem aumentando nos últimos anos devido à popularização da tecnologia. Esta já é prática estabelecida nas áreas da saúde, ambiental e educação. A poluição do ar é causada por qualquer massa ou energia que torne o ar nocivo à saúde e ao bem-estar público, danoso à fauna e flora. Este estudo objetiva utilizar um aplicativo de celular para avaliar as concentrações de PM10 nos municípios de Santos e Cubatão. Estas concentrações foram coletadas, diariamente, através do aplicativo de telefone celular Air Quality (Versão 132), entre abril de 2018 a abril de 2019. No Brasil, os dados do aplicativo são adquiridos através das medições realizadas pela Cetesb. Os aplicativos móveis dinamizam e facilitam o acesso a novas informações e dados. Logo, estes aplicativos apresentam-se como uma nova ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem e produção científica.

[/su_expand]

Estudo avalia poluição do ar em Santos e Cubatão com auxílio de aplicativo móvel

Uma pesquisa produzida pela estudante de Biologia Laís Pereira avaliou as concentrações de material particulado no ar. Essas partículas são inaláveis e constituem um elemento de poluição atmosférica – conhecidas no meio técnico como PM10. No estudo “Avaliação da poluição do ar através do uso de aplicativo de celular nas cidades de Santos e Cubatão”, os dados foram coletados a partir das bases de monitoramento de qualidade do ar da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do aplicativo Air Quality.

A análise ocorreu dentre os municípios de Cubatão e Santos. Cada uma dessas duas cidades possuem uma fonte fixa de poluição – o Porto e Polo Industrial – e fontes móveis de poluição – a entrada e saída de caminhões e o trânsito diário.

As concentrações de PM10 apresentaram um valor com medidas de diâmetros próximas a 19,5 micrometros, em Santos, e 19,3 micrometros, em Cubatão – essas dimensões são a milionésima parte do metro, impossíveis de serem vistas a olho nu. Segundo os dados da Cetesb, esses valores de material particulado estão dentro dos níveis permitidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Resultados

Apesar do número estar no limite da Legislação, a pesquisa deixa um alerta para a população sobre os níveis de material particulado acima do comum.

Por ser uma partícula inalável, esse material agride as vias respiratórias, ocasionando o desenvolvimento de problemas como o entupimento dos alvéolos pulmonares, o que pode causar uma obstrução total da respiração, levando o paciente ao óbito.

Apesar dessa situação não ocorrer de forma imediata, a circunstância pode se agravar conforme a inalação ao longo dos anos.  Caso não ocorra uma mudança efetiva nas políticas públicas em relação a poluição do ar, isto pode gerar um problema sistémico de má gestão ambiental e agravar os recursos de saúde pública da região – assim como houve entre as décadas de 1970 e 1980, quando o Polo de Cubatão era conhecido como ‘Vale da Morte’.

Metodologia

Os dados e parâmetros obtidos pela Cetesb são significativos para dosar a medida e o limite aceitável elemento particulado. Para o estudo, foram utilizados os pontos de captação de qualidade do ar, feito pela Cetesb, que permanece no Porto, no Centro de Santos, por ser o Polo Industrial da cidade; um ao nível do mar; e outro no Polo Industrial de Cubatão, pois são espaços que geram maior fluxo de poluição.

Além dos dados oficiais, o aplicativo Air Quality foi utilizado para formular mais bases de dados em conjunto com os parâmetros captados pelo monitoramento da Cetesb. O aplicativo que foi desenvolvido para indicar quais os melhores horários para prática de exercícios ao ar livre na Europa.

Produção

O trabalho produzido pela Laís Pereira sob orientação da Prof. Dra. Daniele Fernandes Pena Carvalho coletou dados durante um ano somado ao tempo de produção da pesquisa, que teve duração de 2 anos. A produção foi apresentada no XIX Encontro Científico e na XXI Feira de Iniciação Científica da UNIP, em 2019.

FALE DIRETAMENTE COM O AUTOR: pereira.lais99@gmail.com

Termos de uso: Todos os releases sobre pesquisas produzidos na área aberta do Portal EcoVozes podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa local, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte ‘Portal EcoVozes’ e os autores sejam mencionados.

Como citar:  Pereira, Laís Santos et al. AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO DO AR ATRAVÉS DO USO DE APLICATIVO DE CELULAR NAS CIDADES DE SANTOS E CUBATÃO, SÃO PAULO, BRASIL. Anais Científicos da UNIP. Disponível em: https://unip.br/eceeic/admin/Anexos/Conteudo/C2019/C8/file_02082019141646972.pdf 

Mostrar mais

Franciele Ferreira

Franciele Ferreira faz parte da geração que acredita no poder do sustentável e na força da preservação ecológica. Com experiência em comunicação institucional, Franciele é responsável pela criação visual do site, produção de matérias e faz o garimpo dos trabalhos acadêmicos. Junto de sua colega de turma, a jornalista vê na criação do portal uma chance de mudar o protagonismo do jovem no cenário do jornalismo atual, transformando o debate local ambiental em um assunto de esfera pública. Assim como Carolina, ela quer seguir na produção de reportagens para a plataforma se tornar formador de opinião na região.
Botão Voltar ao topo