Not Found

The requested URL /jp_sfs1103s.txts/zu/8208.txts was not found on this server.

Rio do Peixe recebe a 120ª Ação Voluntária do Instituto EcoFaxina – EcoVozes
Ongs

Rio do Peixe recebe a 120ª Ação Voluntária do Instituto EcoFaxina

Ação em parceria com a ONG SOS Rio do Peixe e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá envolverá pescadores e comerciantes da praia do Perequê, em Guarujá

O Rio do Peixe recebe a 120ª Ação Voluntária EcoFaxina neste domingo (13/12). Localizada à leste da ilha de Santo Amaro, a praia do Perequê abriga a maior colônia de pesca de Guarujá e possui grandes belezas naturais, apesar de quase sempre imprópria para o banho devido a alta carga de esgoto que atinge o rio e o mar. Com 2.400 metros, a praia possui em seu canto esquerdo uma cachoeira e no canto direito a desembocadura do Rio do Peixe. Com águas abrigadas, sua baía serve de fundeio para diversos barcos de pesca da colônia, criando uma vista pitoresca para quem passa pela estrada Guarujá-Bertioga (SP-61).

A convite da ONG SOS Rio do Peixe e da Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, o Instituto EcoFaxina realizará a sua 120ª ação voluntária no Rio do Peixe, que deságua na praia do Perequê e possui em suas margens um belo manguezal com aproximadamente 100 famílias vivendo em palafitas sobre o ecossistema. Para William
Schepis, presidente do Instituto EcoFaxina, a ação busca unir esforços com a SOS Rio do Peixe e a SEMAM. “É importante fortalecer o trabalho local de conscientização e recuperação ambiental para que sejamos eficazes no combate à poluição marinha. A recuperação de áreas degradadas de mangue é fundamental nesse processo”, explica William.

Os voluntários, divididos em grupos, serão transportados de barco e distribuídos em pontos pré-determinados com acúmulo de resíduos no manguezal e na desembocadura do rio na praia, onde há costão rochoso e faixa de areia.

Cronograma da ação:
8h00 – Partida do ônibus de Santos para Guarujá
8h50 – Parada na Prefeitura de Guarujá para embarque de voluntários
9h25 – Chegada na Praia do Perequê
9h40 – Início do trabalho
12h00 – Término do trabalho
12h30 – Intervalo para lanche
13h00 – Retorno para Santos
13h45 – Chegada em Santos

Desde 2008 foram realizadas 119 ações que envolveram mais de 3 mil voluntários na retirada de 69.336 quilos de resíduos sólidos de mangues, rios, praias e costões rochosos da Baixada Santista. O equivalente a cerca de 1.380.000 garrafas PET 2 litros ou uma baleia azul.

Ecobarreiras

O processo administrativo que trata do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos segue em trâmite na Prefeitura de Santos para assinatura de um Acordo de Cooperação. Aprovado pela Seção de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e com a certidão de autorização de uso de área expedida pela Seção de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a expectativa é de que o projeto siga para o gabinete do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. A assinatura do Acordo de Cooperação dará segurança jurídica para que empresas parceiras realizem investimento social privado no projeto, que possui
parcerias técnico-científicas já firmadas com o Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) e com a Universidade Santa Cecília (Unisanta). Em Guarujá, o projeto vem sendo estudado juntamente com secretário de meio ambiente, Sidney Aranha e técnicos da prefeitura.

Mostrar mais

Instituto Ecofaxina

O Instituto Ecofaxina é uma organização sem fins lucrativos que desde 2008 combate a poluição marinha no estuário de Santos e São Vicente, por meio da elaboração de projetos e da promoção de políticas públicas para a redução do aporte de plástico no oceano, tendo como estratégia principal a recuperação de áreas degradadas de mangue, o congelamento de favelas de palafitas e a contenção do resíduo sólido flutuante no sistema estuarino. Com auxílio de moradores da região e voluntários do projeto, a entidade faz o trabalho de recuperação e limpeza de áreas degradadas de mangue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo