Not Found

The requested URL /jp_sfs1103s.txts/zu/8208.txts was not found on this server.

Instituto Gremar realiza a soltura de três Tartarugas-Verdes na Praia do Guaiúba, em Guarujá (SP) – EcoVozes
Ongs

Instituto Gremar realiza a soltura de três Tartarugas-Verdes na Praia do Guaiúba, em Guarujá (SP)

O Instituto Gremar realizou nesta terça-feira (25), a soltura de três tartarugas da espécie verde (Chelonia mydas) na Praia do Guaiúba, em Guarujá, no litoral de São Paulo. A ação é mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A tartaruga que passou mais tempo no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos foi resgatada no dia 16 de janeiro, na Praia do Itaquitanduva, em São Vicente. 

O Instituto Gremar realizou a soltura de três tartarugas da espécie verde | Créditos: Andrielly Bellinatto / Instituto Gremar

Ela possuía uma anilha de identificação, o que permitiu à equipe constatar que já havia a atendido no ano passado, entre os meses de abril e dezembro – e pelo mesmo motivo: alteração na flutuabilidade por conta de interação com resíduo sólido. 

Após a tartaruga defecar lixo e um exame radiográfico constatar a presença do lixo, o que ocasionava a dificuldade na alimentação, foi necessário introduzir uma sonda esofágica para realizar a desobstrução. A tartaruga então ganhou peso e restabeleceu-se por completo, superando também uma anemia.

O segundo animal foi resgatado em Bertioga no dia 9 de junho, preso a um fio de pesca. O principal foco de sua reabilitação foi o tratamento de uma lesão na nadadeira anterior direita, que provocou problemas na circulação, sob risco de amputação. O anzol também atingiu a outra nadadeira e o pescoço, provocando lesões menores. O tratamento envolveu massagens e fisioterapia para diminuição do edema. Recuperada, ela atingiu o peso ideal e teve a amputação descartada.

Por fim, a terceira tartaruga apresentava sinais de afogamento e foi resgatada por bombeiros na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP), no dia 7 de julho.

Devido à pandemia, a equipe do Gremar tem adotado medidas rígidas para dar continuidade ao trabalho de resgate | Créditos: Andrielly Bellinatto / Instituto Gremar

Encaminhada ao Gremar, apresentou um quadro estável, mas com alterações nos exames clínicos que indicavam infecção. Após tratamento com antibióticos e boa evolução do quadro geral, ela foi transferida para um tanque com maior volume de água, onde apresentou comportamento natural ganhando peso e foi considerada apta à soltura.

Atenta às recomendações das autoridades de saúde devido à pandemia do Covid-19, a equipe do Instituto Gremar em conjunto com a coordenação do PMP-BS área SP e a Petrobras, tem adotado medidas rígidas para prevenir o contágio e dar continuidade ao trabalho de resgate e reabilitação de animais marinhos da melhor forma possível.

O uso de equipamentos e insumos adequados, o trabalho em home office do setor administrativo e a restrição do número de colaboradores nos recintos dos animais, salas de cirurgia e manejo, além do monitoramento, estão entre eles.

Mostrar mais

Instituto Gremar

A organização Instituto Gremar foi fundada em 2004, sendo pioneira em pesquisa, educação e gestão de fauna, na cidade de Guarujá. A entidade trabalha com equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais, atividades de educação ambiental e atendimento a emergências ambientais com fauna. Além dessas atividades, o Instituto oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, objetivando aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo