Not Found

The requested URL /jp_sfs1103s.txts/zu/8208.txts was not found on this server.

Instituto já resgatou 40 animais que ingeriram lixo antes do encalhe – EcoVozes
Ongs

Instituto já resgatou 40 animais que ingeriram lixo antes do encalhe

O descarte inadequado de resíduos sólidos e petrechos de pesca segue vitimando animais marinhos em nosso litoral.


Somente em 2020, em ações pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o Instituto Gremar realizou 40 resgates em que os animais apresentavam interação antrópica (ingestão de lixo).

Este número inclui 25 tartarugas marinhas – das espécies popularmente conhecidas como tartaruga-verde (Chelonia mydas) e tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta); 11 aves – entre atobás-pardos (Sula leucogaster), gaivotas (Larus dominicanus) e pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus); e quatro “toninhas” da espécie Pontoporia blainvillei.

A gravidade do problema traduz-se no elevado número de óbitos: deste total, apenas cinco tartarugas marinhas chegaram com vida ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP).

Identificação 

A presença do lixo muitas vezes pode ser identificada já no momento da ocorrência, a partir da observação do técnico de campo.

Em 23 dos 40 casos contabilizados, os resíduos sólidos estavam presos ou próximos ao corpo dos animais (17 tartarugas, inclusive as cinco que encalharam com vida; duas aves; e quatro toninhas); nas outras 17 ocorrências (oito tartarugas e nove aves, todas mortas), o lixo foi detectado no trato gastrointestinal a partir do exame de necropsia.

Atenta às recomendações das autoridades de saúde devido à pandemia do Covid-19, a equipe do Instituto Gremar em conjunto com a coordenação do PMP-BS área SP e a Petrobras, tem adotado medidas rígidas para prevenir o contágio e dar continuidade ao trabalho de resgate e reabilitação de animais marinhos da melhor forma possível.

O uso de equipamentos e insumos adequados, o trabalho em home office do setor administrativo e a restrição do número de colaboradores nos recintos dos animais, salas de cirurgia e manejo, além do monitoramento, estão entre eles. A responsabilidade é de todos nós.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.
Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

Mostrar mais

Instituto Gremar

A organização Instituto Gremar foi fundada em 2004, sendo pioneira em pesquisa, educação e gestão de fauna, na cidade de Guarujá. A entidade trabalha com equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais, atividades de educação ambiental e atendimento a emergências ambientais com fauna. Além dessas atividades, o Instituto oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, objetivando aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo