Not Found

The requested URL /jp_sfs1103s.txts/zu/8208.txts was not found on this server.

Mobilidade urbana sustentável: o futuro está nas bikes – EcoVozes
Reportagem

Mobilidade urbana sustentável: o futuro está nas bikes

Com a ciclomalha viária de Santos é possível trocar o ônibus lotado por caminhos alternativos cheios de beleza

São muitos assuntos ambientais deixados de lado pela mídia da Baixada Santista. As questões que envolvem esse tema permeiam várias esferas do cotidiano, entretanto, muitas vezes essas entrelinhas acabam esquecidas. Pautas como a ciclomalha viária de Santos e a mobilidade urbana são questões que estão diretamente associadas ao meio ambiente. Mas que poucos tratam com esse foco.

Em Santos, a cidade mais importante da Baixada Santista, tem ciclovia na avenida do porto, na Francisco Glicério, na Ana Costa, na Martins Fontes e na Zona Noroeste. A cidade é interligada por ciclovia ou ciclofaixa.

O município conta com 47, 1 km de vias exclusivas para ciclistas em operação e outros 4,5 em fase final de obras, segundo dados da Companhia Municipal de Trânsito (CMT).

Apesar de uma parcela da cidade ter ciclofaixas e ciclovias, a maior parte delas não ocorre manutenção, especialmente, as mais distantes da orla da praia, o que acaba afastando o uso das bicicletas como meio principal de mobilidade urbana cotidiana.

Melhor cidade para ter uma bicicleta 

O uso de ciclovias tem se tornado uma alternativa cada vez mais útil à mobilidade urbana, ao bolso, ao tempo, à saúde e, especialmente, ao meio ambiente.

Grandes metrópoles que já adotaram o uso das bikes como meio transporte têm colhido excelentes resultados e ganhado grande número de adeptos, assim como é em Amsterdã (Holanda) considerada a melhor cidade do mundo para se pedalar, diariamente, cerca de 40% da população utiliza a bicicleta para trabalhar, 40% o transporte público e só 20% o carro.

Já no Brasil, o uso de bicicleta ainda é visto como um tímido agente transformador da mobilidade urbana sustentável. Por conta da falta de incentivos públicos, das empresas e setor privado ao uso das bikes a prática ainda pouco acontece. Incentivos como criar mais estacionamentos, locais para troca de roupas em empresas e outros pontos que seriam essenciais para o estímulo de se deslocar de bike.

Impactos meio ambiente e na saúde

Mesmo que haja alguns fatores que impeçam esse uso diário de bicicletas, ainda assim, sobram benefícios para a utilização. Ter pessoas pedalando pode diminuir o número de carros nas ruas e, consequentemente, os congestionamentos e os índices de poluição; gera autonomia e facilidade de deslocamento; contribui para a atração dos centros urbanos; tem baixíssimo impacto poluidor na construção das vias e aumenta a qualidade de vida dos adeptos. Todos esses pontos também estão ligados ao bem-estar ambiental.

O bolso agradece

O preço para adquirir uma bicicleta fica em torno de R$200,00 a R$500,00. A manutenção é mínima e sai bem mais barato do que pagar R$4,65 todos os dias no transporte público de Santos, ou abastecer o tanque com a gasolina a R$4,00.

Mostrar mais

Franciele Ferreira

Franciele Ferreira faz parte da geração que acredita no poder do sustentável e na força da preservação ecológica. Com experiência em comunicação institucional, Franciele é responsável pela criação visual do site, produção de matérias e faz o garimpo dos trabalhos acadêmicos. Junto de sua colega de turma, a jornalista vê na criação do portal uma chance de mudar o protagonismo do jovem no cenário do jornalismo atual, transformando o debate local ambiental em um assunto de esfera pública. Assim como Carolina, ela quer seguir na produção de reportagens para a plataforma se tornar formador de opinião na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo